quinta-feira, 1 de novembro de 2012

"Eu só verso e sou reverso"

(antes de ler o texto, click no link, a música diz praticamente o que quero dizer enquanto não digo. https://www.youtube.com/watch?v=-logalWwJ88)

Há tempo pra tudo. Inclusive há tempo pra dor. Estou no tempo dela.
Isso de fato não é ruim, é incomodo, chato, cansativo, mas não é ruim. E não é ruim porque ensina.
"ah rô, que fácil falar que dor ensina, tenso é aprender alguma coisa." Aí, deveras há algum tipo de razão. Enquanto dói é mesmo difícil de aprender qualquer coisa.  Mas essa é a graça do jogo, a dificuldade.
Uma vez eu estava jogando truco com meus tios e meu pai, e tinha milagrosamente o gato e o copas, sem pestanejar, pedi truco. Meu pai, que jogava contra mim, deu uma risada gostosa e disse: "filha, você acaba de mostrar que tem carta, com essa confiança toda. Agora a gente não pode nem aceitar, porque perdeu a surpresa, não tem graça."

E aí o que fica é que podemos realmente passar pela dor apenas praguejando, ou passamos pela dor aprendendo um monte coisas. Por exemplo, podemos aprender o que exatamente dói, por que dói, o que faria parar de doer, podemos acabar com as respostas cíclicas e acharmos novas respostas e novos problemas e novos pontos de vista.

É isso. Tudo ensina, a dor, a alegria, o amor, o desamor, o despertencer. E a grandeza do Livre Arbítrio está ai, em escolher aprender.



Um comentário:

  1. Agora entendi qndo vc dizia do meu estilo de escrever parecido, adorei seu texto Rô ^^

    Enfim, legal o tema, muito difícil mesmo aprender com a dor. Eu acredito que aprendemos APÓS passar pela dor, quando as marés acalmam e podemos ter tempo pra observar. Durante a dor é realmente difícil.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Falar é que lhe resta, divirta-se!